sexta-feira, 12 de março de 2010

Parkinson


Hoje resolvi retornar o objetivo pelo qual criei o blog, uma pessoa me mandou um email, o pai dela tb tem parkinson,entao resolvi reativar o blog.

Da 1 vez que postei contei sobre a cirurgia, sobre nao ter dado certo e que depois de 2 meses ele estava andando, mas isso nao durou muito tempo, talvez um mês e logo tudo voltou como antes.

Daqui a pouco ja faz 1 ano da cirurgia, e esta tudo na mesma, na mesma nao, talvez pior, porque pelo tudo indica meu pai desistiu de lutar.
Depressão? comodismo? ou simplismente falta de vontade? Isso so ele pode responder, o que sei é que ele teve uma consulta com a medica dia 09/03/2010 e ela disse que nao tem mais nada que possa ser feito. Ele continua nao andando, sua voz ta baixa e ele tem dificuldade de falar, minha mae continua dando comida na boca dele, banho, etc...
Eu na minha opiniao de leiga, acho que ele deveria procurar outro medico que faz tambem esse tipo de cirugia de parkinson, e ter uma outra opiniao, mas segundo meu pai nao se toca mais nesse assunto, ele é muito teimoso, como vemos nao adianta apenas nós querermos ele que tem que querer, essa luta é dele, mas quem sofre sao as pessoas ao seu redor.

Não que eu tenha desistindo, apenas desanimado, nao tenho vontade de vê-lo, criei muito expectativa com a cirurgia e qdo olho pra ele me sinto impotente e com um pouco de raiva, nao sei ao certo, raiva pq acho que ele deveria ser mais forte, ja passou tanta coisa nessa vida, ja sofreu tanto e agora que era pra passear, curtir a aposentadoria, ir na casa dos filhos, sinto muito a falta dele, ele é meu papaizinho cuidou de mim a vida toda, é a pessoa que mais amo nesse mundo, mas tenho medo de magoa-lo com palavras duras, entao resolvi me afastar, mas tenho certeza que é so por um tempo, ate eu aceitar a posicao dele.
As vezes eu penso que ele deva assumir a doença, tenho parkinson mas vou viver cada minuto, o que eu nao quero é que ele tenha dor.

Hoje ele esta em S.P. Sinto falta de nossas ferias qdo iamos ao Clube de Campo Eloy Chaves, qdo eu era pequena, dos sanduiches que ele preparava no nosso cafe da manha, da musiquinha: "acorda Maria bonita, levanta vem fazer o cafe, o dia ja esta raiando e a policia ja esta de pé". Depois continuo me emocionei demais ............

5 comentários:

  1. Evelin,
    Parabéns pela postagem, valida para mostrar que a cirurgia pode ser um caminho adequado para alguns e para outros pode não dar certo, infelizmente é assim mesmo o parkinson se manifesta de maneira diiferente de pessoa para pessoa, dai o tratamento ser tão complexo e deixar os médicos atonitos.
    Postei sua materia no nosso blog e coloco a disposição do seu pai a Associação Brasil Parkinson:
    http://associaobrasilparkinson.blogspot.com/
    http://www.parkinson.org.br/firefox/index.html

    Um abraço,
    Conto com vc na nossa jornada, a Luta continua...

    ResponderExcluir
  2. Olá minha irmã...
    Tudo o que vc escreveu toda a família sente a mesma coisa, só depende dele mesmo pois agente está fazendo de tudo por ele. o nosso pai eu o amo muito e nós queremos sempre o bem de nossa família. falando da musiquinha nossa chorei na mesma hora que terminei de ler, pois eu canto as vezes para a belinha e vem toda aquela lembraça te amo minha irmã bjão...

    ResponderExcluir
  3. Meu pai tb tem parkinson,bom saber sobre isso da cirurgia, porque meu pai sempre tem duvidas em fazer ou nao. Mas olha ele esta doente, eu sei que vc ama muito e queria que ele lutasse e lutasse, mas as vezes cansamos, parkinson vc sabe e muito dificel. Ao contrario vc nao deve se afastar deve ficar proxima e ter muito carinho....porque so ele sabe porque reage assim....Parkinson nao e como estar doente apenas, e uma doenca que alem de ter sintomas dificeis e em alguns casos muita dor, e uma doenca continua que nao da tregua, nao alivia, nao melhora...e sempree....

    ResponderExcluir
  4. OI QUERIDA EVELIN.....

    QUE BOM ESTÁ DE VOLTA.... FICO FELIZ POR DIVIDIR AS EXPERIÊNCIAS COM TODOS, VC ME AJUDOU MUITO VIU!!!!!!BJS CARINHOSOS.

    ResponderExcluir
  5. MARIA IGNES DEJAVITE MOSTACO18 de março de 2010 às 14:17

    OI MINHA FILHA LI O QUE VC ESCREVEU DO SEU PAI,FIQUEI MUITO EMOCIONADA,FILHA NÃO DESISTA DO PAI.EU SEI O QUANTO ELE SOFRE,E TAMBEM QUATO TE AMA,NOS VAMOS TENTAR OUTRO MEDICO.SAIU UMA REPORTAGEN NA REVISTA ISTOÉ (PG 82 )COM NEUROCIENTITAS ERCK FONOFF E CAMILA DALE VOU MARCAR UMA CONSULTA.O PAI CONCORDOU FILHA VAMOS POR NAS MÃO DE DEUS BJS

    ResponderExcluir