quarta-feira, 29 de julho de 2009

Cirurgia de parkinson

Resolvi postar aqui a experiência da cirurgia de parkinson ha que meu pai foi submetido. Por que? Porque é importante que as informaçoes sejam trocadas, pois os pacientes portadores da doença vivem numa constante luta e muitas vezes pensam que estão sozinhos. Essa doença que atinge todas as classes sociais, e que infelizmente tem alto custo de tratamento.
Vicente tem 67 anos, é portador de parkinson há 7 anos! A doença progrediu a ponto dele não conseguir se locomover sozinho, bem como: comer, ir ao banheiro, não conseguir tomar os medicamentos sem passar mal. Com o progresso agressivo da doença, minha mãe estava exausta por cuidar dele, mas por nenhum momento desanimou. E assim que surgiu a cirurgia de parkinson com a implantação de 2 eletrodos no cérebro eles marcaram a consulta médica e resolveram fazê-la!! Foi uma grande luta com o convênio, a cirurgia foi adiada algumas vezes o que deixou todos muito estressados principalmente meu pai. Uma vez o convênio não aprovou o pedido e a cirurgia foi adiada, outra vez porque a sala cirurgica estava ocupada, outra vez porque o médico havia marcado um congresso... foi muito, muito, muito estressante todo este tempo de espera. E meu pai ficou em S.P. na expectativa, e ansiedade dos dias na casa da minha tia.
A cirurgia (Maio/2009): hospital São Paulo, Dra Julieta Gonçalves da Silva. Meu pai entrou no centro cirugico as 13h e saiu as 21:00h, é feito com o paciente acordado, ele estava muito cansado e naquele dia pensei que ia perde-lo, no outro dia ele estava falando perfeitamente para nossa felicidade, ele estava bem, mas não por muito tempo a cirurgia não teve o sucesso que esperavamos,a cirurgia não deu certo. Ficamos decepcionados mas mesmo assim não perdemos a esperança.
Eu o trouxe para S.C pra minha casa, onde ele teve uma infecção intestinal e ficou muito mal e por isso teve que antecipar sua volta pra casa.
Aproximadamente 2 meses após a cirurgia ele começou a andar, graças a Deus, ele tem progredido, consegue levantar sozinho da cadeira, comer sozinho, e assim está vivendo um dia de cada vez, com fisioterapia, fonoaudiologia, etc......... ainda não o vi andando, espero por isso anciosamente.
No próximo encontro com ele, vou anotar detalhes da cirurgia para postar aqui.
Quando ele fez a cirurgia procurei incansávelmente na net, alguém que havia feito a cirurgia e não havia dado certo e não encontrei, porisso acho importante dizer aos queridos Parkinsonianos que não percam nunca a Fé.
Beijos

6 comentários:

  1. Meu Pai tbm tem mal de Parkison, ele tbm tem vontade de fazer essa cirurgia, mas não tenho nenhum auxilio de como fazer, com quem falar. Será que alguém pode me ajudar meu msn é saraxaquino@hotmail.com ....obrigada

    ResponderExcluir
  2. Olá Evelin ! Hoje descobri seu blog e li oque escreveu. Tenho um irmão que também irá se submeter a cirurgia de parkinson e, como vc escreveu a respeito, estou na fase de pesquisas sobree pessoas que tenham passado pela cirurgia e não tenha dado certo. Pela data de seu artigo (29 de julho de 2009)acredito que vc tenha mais coisas para contar, se puder e quiser, sem dúvidas. Ggostaria muito de poder trocar msg ocm vc. Sou de SP e meu e-mail é cyra_san@hotmail.com Abs

    ResponderExcluir
  3. Olá...minha mãe tem parkinson há uns tres anos mas a doença dela está evoluindo rápido e ela não se adapta aos medicamentos.Vi no fantástico a cirurgia feita no hospital Brigadeiro em Sp e me animei de leva-la, mas me falaram q a cirurgia de estimulação só é realizada a partir do quinto ano de doença instalada, você conhece esse hospital e já levou seu pai lá? agora em janeiro vou lá marcar o retorno dela...gostaria de saber como seu pai está..Bjos..Me manda resposta pelo eu email

    ResponderExcluir
  4. Olá,
    Gostaria muito de tirar algumas duvidas a respeito da cirurgia de Parkinson. Peguei seu email e lhe enviei uma mensagem.
    Att.
    Rachel

    ResponderExcluir
  5. Leli,minha querida posso até dizer que seu blog é o mais direto que já li.Mainha tem 63 anos e 14 de parkinson,ainda não fez a cirurgia,justamente por essa falta de informação.Somos de Fortaleza_CE,aqui o povo parece se esconder e é como falou,eles se sentem sozinhos,ai vem a depressão,não tem vontade de sair pois infelizmente o preconceito existe.O médico falou que aguardasse mais um pouco.No momento ela anda muito devagar,tb não levanta só,a fala as vezes é balbuciada,como se tivesse preguiça,não treme muito,mas já teve períodos de trigeitos de rodar a cabeça e ficar muito tonta.Bem,entregamos nas mãos de DEUS e na hora DELE faremos.Quando poder me diz como seu paizinho está.Bjs....DEUS NOS AJUDE E NOS ENCHA DE PACIÊNCIA.Sandra Regina,email:pode.dizer@hotmail.com

    ResponderExcluir